Notícias

Projeto “Mãos Solidárias”

Uma parceria do Centro Prisional Feminino de Colatina (CFPCOL) com a Ong Amigas para o bem viver.

01 de Abril de 2015 às 07:00

 No dia 01 de Abril de 2015 foi realizada a entrega de perucas, próteses e lenços confeccionados pelo Projeto “Mãos Solidárias”, uma parceria do Centro Prisional Feminino de Colatina (CFPCOL) com a ONG Amigas para o bem viver.

Esse projeto iniciou em Junho de 2014 em uma ação do presídio com apoio do HMSJ, mobilizando as internas para a doação de mechas de cabelo para confecção de perucas para mulheres em tratamento contra o câncer. Durante as ações as internas participaram de palestras e debates sobre fatores de risco, prevenção, tratamento e os aspectos emocionais e subjetivos do paciente com essa doença. Essas palestras foram ministradas pelos profissionais do HMSJ, que é referência na região de tratamento oncológico.

O objetivo desse projeto também foi estimular a reflexão e a mobilização das reeducandas da unidade, a fim de potencializar a ação solidária, proporcionando um novo olhar das internas acerca das dificuldades encontradas pelas pessoas em tratamento contra o câncer. A psicóloga da Unidade Prisional, Layla Fadini, acredita que o projeto, além de ajudar às pessoas com câncer, potencializa o bem estar das internas.

Posteriormente, o Projeto “Mãos Solidárias” entrou em parceria com a ONG Amigas para o bem viver, que ensinaram e acompanharam cinco internas para a fabricação de perucas, próteses e lenços a fim de compor um projeto e um sonho da própria ONG, que tem o propósito de promover atividades baseada em comunicação em saúde visando à conscientização individual sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer e sobre a valorização da vida humana, tendo como desafio melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Com essa parceria e com essa produção, podemos perceber não só a importância da ressignificação da internas sobre o tratamento oncológico, mas também a possibilidades de estarem proporcionando qualidade de vida para as pacientes durante o tratamento quimioterápico.

Toda a produção será destinada não só as pacientes em tratamento no HMSJ, mas para todas as mulheres em tratamento oncológico do município de Colatina, através da Associação Amigas para o bem viver.                                                                                                                          

Mais notícias